Adeus, bico!

O uso prolongado de bico pode provocar diversos problemas. Saiba como facilitar o processo e fazer seu filho largar o bico de vez:

– Diminua aos poucos os períodos em que permite o uso do bico, tirando-o por exemplo do alcance da criança, e só entregando quando você quiser.

– Combine com ele quando o bico pode ser usado. Libere em determinados momentos, e proíba em outros.

Evite usar prendedor, cordas ou paninhos para prender o bico à roupa da criança. O hábito faz com que o bico fique disponível por mais tempo, enquanto o melhor é que a criança esqueça o bico quando estiver distraída com algum brinquedo.

Não tenha muitos bicos, pois ter mais de um facilita o acesso da criança. Dessa forma, se perder algum ou estragar, já há uma possível desculpa para o abandono do item.

– Se a criança já tiver mais de 2 anos e for capaz de compreender, converse e explique o que pode acontecer em decorrência do uso do bico (alterações na respiração bucal, problemas nos ossos, dentes tortos, dificuldade na mastigação etc.)

– Combine um dia oficial para tirar o bico de vez e não volte atrás. Caso contrário, a criança vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-lo.

Aproveite as datas comemorativas para sugerir que seu filho dê o bico ou a mamadeira de presente para você, para o Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa e dê um presente em troca.

Deixar comentário