Por lei, a criança precisa estar matriculada em uma escola a partir dos 4 anos. Mas será que é uma boa ideia levá-la mais cedo que isso para o ambiente escolar?
Algumas escolas – assim como a Aquarela – oferecem um espaço totalmente preparado para receber crianças a partir dos 2 meses de idade. E quando o estímulo e o cuidado são feitos da forma correta, a criança ganha muito nas suas competências socioemocionais – como autonomia e sociabilização, por exemplo. Logo, estando bem estimulada e segura, a criança irá melhorar a sua capacidade de entender os processos de aprendizados futuros.
Incentivar a aprendizagem nos primeiros anos é preciso. E, nessa fase, é importante que os espaços sejam lúdicos e incentivem a noção de sociabilização, de descentralização e de coletividade na criança. Ao proporcionar experiências enriquecedoras à criança, em um lugar onde se sinta cuidada e segura, ela vai adquirir ricas habilidades. Além disso, a escola será uma grande aliada desde cedo na educação e desenvolvimento do pequeno, podendo auxiliar em importantes momentos como o desfralde.