Como ajudar na adaptação escolar das crianças?

A época da adaptação escolar é um momento muito especial na vida de uma criança. Para orientar pais e professores neste processo, a diretoria e a coordenação da Escola Infantil Aquarela prepararam este material facilitar o processo com os nossos alunos.

Dicas para os pais:

Na adaptação, a criança vai conhecer novos ambientes, novas pessoas e novas rotinas. Neste primeiro contato a permanência do aluno na escola deve acontecer de forma gradativa e segura para que possamos garantir que ele crie vínculos afetivos com as pessoas que estarão no seu dia a dia, adquirindo confiança e prazer em estar no ambiente escolar.

A família tem um papel decisivo na construção de uma relação saudável e na adaptação da criança, pois irá passar o sentimento de segurança e alegria para seu filho.

Dicas para os professores:

Na recepção, o professor deve demonstrar interesse em saber como a criança está, mesmo que ela esteja agarrada ao colo da mãe, para criar uma aproximação e transmitir segurança, mas sem forçar uma relação que ainda está sendo criada.

Para que a criança estabeleça um primeiro vínculo, o ideal é que seja recebida sempre pela mesma pessoa, de preferência, algum dos educadores da turma. Aos poucos é preciso que ela crie consciência de que a escola infantil é um espaço coletivo.

Ocasionalmente, o responsável pela recepção pode se ausentar, por isso, é importante que esteja familiarizada com toda a equipe auxiliadora para se sentir segura.

Ansiedade e insegurança são comuns na adaptação escolar.

Pais e professores, esse é um período intenso e repleto de novidades. A sensação de ansiedade deve diminuir na medida em que a família estabeleça uma relação de confiança com a escola.

O diálogo entre família e educadores é importante para entender os hábitos da criança e minimizar mudanças na transição casa-escolar.

Em casos de dúvidas, procure a diretoria e a coordenação. Todos da Equipe Aquarela estão à disposição para ajudar neste processo.

Deixar comentário