Conversar com as crianças sobre temas mais complexos é um momento desafiador. A hora de explicar sobre de onde vem os bebes ou para onde vamos quando morremos nunca é fácil mas, cedo ou tarde, ela vai chegar. Através de histórias e ilustrações os assuntos se tornam mais leves e naturais, e são uma ótima ferramenta para que futuramente a criança saiba expressar seus sentimentos e dúvidas sem pestanejar.
Os livros que selecionamos aqui, indicados pelo site “Educar para Crescer”, pretendem ajudá-lo a mobilizar e despertar emoções nos pequenos, reconstruindo visões sobre determinados assuntos até então desconhecidos ou complexos ao universo infantil. É claro que lê-los unicamente não significa ter todas as respostas. É preciso que o diálogo permaneça e que se estenda aos outros momentos da criança, como os vivenciados em família.
Confira:
- Conta de Novo, de Jamie Lee Curtis.
De maneira criativa e leve conta a história de uma menina adotada, que ao longo do livro resgata emoções do seu nascimento e de quando chegou à sua nova família.
*Ideal para crianças de 5 e 6 anos.
- Mamãe Botou um Ovo, de Babette Cole.
De forma bem-humorada, o livro aborda o nascimento dos bebês, um dos temas que mais geram curiosidade entre os pequenos.
*Recomendado para crianças entre 3 e 7 anos.
- Com o Tempo, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso.
Belas ilustrações alternam experiências cotidianas e etapas do nosso crescimento e amadurecimento, mostrando que, com o tempo, quase tudo passa e a gente muda. *Crianças de 5 a 7 anos vão gostar.
- A preciosa pergunta da pata, de Leen Van den Berg e Ann Ingelbeen.
A mãe pata perdeu seu filho e quer saber para onde vamos quando morremos. Ela escuta várias explicações e entende que não há uma resposta única para responder aos mistérios e dilemas que enfrentamos.
*Leitura indicada para crianças a partir de 1 ano.