Por que investir na primeira infância é importante para o futuro do país?

A primeira infância é período da vida que que toda a criança desenvolve a maior parte das suas capacidades de aprendizado e de interação com outras pessoas. Quando uma criança aprende a andar e a dizer as primeiras palavras o seu cérebro está armazenando informações que serão usadas para o resto da vida.

A frase “o futuro do pais depende das nossas crianças” pode até parecer clichê, mas segundo James Heckman, ganhador do prêmio Nobel de Economia, governos e pais deveriam estar mais preocupados em investir na primeira infância.

Heckman garante que o investimento nesta fase da infância traz um retorno muito alto, pois a educação na primeira infância está diretamente ligada aos problemas e desigualdades sociais, como pobreza e desemprego.

Mas afinal, quando começa a primeira infância?

Para acompanhar o raciocínio de James Heckman, precisamos antes entender de qual período da vida das crianças estamos falando. Diversos estudos mostram que entre o nascimento e o quinto ano de vida o cérebro desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios.

É uma importante etapa para o desenvolvimento cognitivo e a adaptação do ser humano, onde a interação com outras pessoas e o ambiente determinam muitas características levadas para vida toda. Legalmente, no Brasil, a primeira infância abrange os primeiros 6 anos de vida de uma criança.

Como a educação muda o futuro do país?

Crianças apoiadas em bons valores, estimuladas a serem curiosas e convivendo desde cedo com o aspecto da diversidade, tornam-se adultos mais comunicativos, inteligentes e capazes de contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade.

Em seu estudo, James Heckman reuniu psicólogos, sociólogos, neurocientistas e economistas para avaliar o impacto da educação no crescimento de um país. Uma das conclusões mais surpreendentes foi a de que a cada 1 dólar gasto nos Estados Unidos com educação nesta fase da infância traz um retorno de 7 dólares a longo prazo para o governo.

Heckman conclui sua análise afirmando que a educação na primeira infância é o melhor e mais eficiente investimento possível para o desenvolvimento econômico de um pais.

E você, concorda que a educação é o melhor caminho? Continue acompanhado redes sociais da Aquarela para mais conteúdos sobre educação especialmente desenvolvidos para as nossas crianças.

Deixar comentário