A criação do hábito de leitura, especialmente quando se inicia durante a infância, proporciona desenvolvimento emocional e intelectual, enriquece o vocabulário e permite que as crianças desenvolvam senso crítico. Na Era Digital, entretanto, são muitos os dispositivos que concorrem pela atenção dos leitores.
O incentivo para despertar encantamento pelos livros é um importante ponto de partida. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, a família e os professores são as principais influências de brasileiros leitores.
Quer motivar seu filho a ler, mas tem dúvidas sobre quais ações tomar ou sobre quais serão os benefícios presentes e futuros? Acompanhe nossas dicas e saiba por que incentivá-lo a cultivar o hábito da leitura.
A leitura desenvolve a inteligência emocional
A partir do sexto mês de vida, a criança já pode ser introduzida aos livros, como aqueles feitos em tecido ou materiais plásticos. Esse contato representa um momento de união afetiva com a família, que conta as histórias e apresenta as imagens e o universo literário, permitindo que cresçam atraídos pelo tema.
Envolvidas por histórias, fábulas e lendas, as crianças compreendem melhor sentimentos e os interpretam em suas vidas, criando valores.
Desperta a imaginação e a capacidade criativa
Crianças que são incentivadas a ler em casa e na escola, em contato frequente com obras de seu interesse e visitantes de bibliotecas e livrarias, ampliam sua capacidade linguística, enriquecem o vocabulário e se sentem motivadas a criar as suas próprias histórias.
A imaginação permite que escrevam e se comuniquem melhor, capacidades de extrema importância para o desenvolvimento educacional e profissional.
O hábito da leitura pode ser um ótimo entretenimento
A popularização dos celulares tem representado a famílias e a escolas um desafio de incentivar a prática da leitura e da escrita. Apresentar a crianças e adolescentes um livro, de forma atrativa, permite que considerem a troca do smartphone por uma história que os interesse.
Para criar e consolidar o hábito da leitura, o incentivo, em parceria entre família e escola, é indispensável e se faz em meio à rotina, colocando os filhos em contato com livros que atraiam a sua atenção e ampliem seus conhecimentos e habilidades.
Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/por-que-incentivar-seu-filho-ao-habito-da-leitura/