A importância das amizades na infância

A amizade é uma das relações mais profundas que podemos ter e é através dela que aprendemos a nos relacionar e sentir mais empatia pelo próximo. Ter amigos é essencial para nos ajudar a encarar os desafios da vida com mais coragem e, na infância, é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

Como já sabemos, é na infância que um indivíduo começa a construir sua personalidade e conviver com as diferenças. Logo, criar laços de amizade nessa fase, traz muitos benefícios e mostra o quão bom é ter um ou mais “iguais” para brincar, se relacionar e conversar.

Exercita a empatia: Através das amizades construídas, a criança estará cada vez mais desenvolvendo sua empatia pelo outro. Por exemplo, quando uma criança se sentir chateada, um amiguinho irá se colocar no lugar dela e tentar ajudar a resolver o problema.

Permite o autoconhecimento: Interagir com crianças da mesma ideia irá fazer o seu filho entender melhor a si mesmo, afinal, todos os relacionamentos são uma troca de experiências, aprendizagens e sentimentos.

Aprende a lidar com conflitos: Socializando com mais crianças, seu filho também aprenderá a lidar com problemas que podem surgir, como por exemplo alguma criança que não queira brincar de algo que ele deseja. A ideia é que seu filho aprenda a enfrentar essas adversidades de forma saudável.

Aumenta sua criatividade: Estando com outras crianças, seu filho irá explorar a imaginação na hora de inventar brincadeiras e histórias. Isso será benéfico por toda a vida, já que o ajudará a pensar em novas soluções para diferentes situações (inclusive as de conflito) e até mesmo a se comunicar melhor com os outros.

Desenvolve habilidades emocionais e sociais: É na infância que a criança aprende a lidar com pessoas e suas emoções. Ao interagir com outras crianças, esse aprendizado irá se intensificar.

Ensina a dividir: Aos poucos, a criança irá entender que cada um tem sua vez, bem como aprenderá a dividir seus brinquedos e negociar quem escolherá a próxima brincadeira.

Cria senso de comunidade: Ter contato com amigos da mesma faixa etária permite construir a sensação de pertencimento e o senso de comunidade da criança. Dessa forma, seu filho não se sentirá triste ou solitário e, no futuro, irá lembrar com carinho dos momentos que teve na infância.

Deixar comentário