Brincar é a forma com que as crianças se expressam, exercem a criatividade e interagem socialmente. Esse conjunto de características ajudam no desenvolvimento dos pequenos em diversos aspectos. Desta forma, a brincadeira é uma ferramenta poderosa na infância e, através dela, é possível aprender muitas coisas e desenvolver muitas habilidades.
Especificamente em relação ao desenvolvimento cognitivo, em questões como raciocínio lógico e memória, existem algumas brincadeiras que podem ajudar a criança a se desenvolver. Além de se divertir e se expressar, o pequeno aprende por meio destas atividades lúdicas.
Por isso, selecionamos 5 jogos e brincadeiras que ajudam as crianças, estimulando o desenvolvimento cognitivo.
- Jogo da memória
Como o próprio nome já diz, o Jogo da Memória é uma brincadeira que estimula a memória fotográfica e visual da criança, ao ter que lembrar das cartas que foram mostradas e encontrar os pares iguais.
- Esconde-esconde
Essa brincadeira estimula a capacidade da criança de criar estratégias e a criatividade, além de estimular a noção de espaço e o esforço físico. O pequeno se diverte e desenvolve habilidades cognitivas e físicas, ao mesmo tempo.
- Queimada
Brincar de Queimada permite que as crianças desenvolvam o espírito de equipe e habilidades estratégicas, além de ser muito positiva para o desenvolvimento social do pequeno.
- Amarelinha
Amarelinha é uma brincadeira que estimula a criança no aprendizado da matemática, além de ajudar no desenvolvimento do equilíbrio e noção de espaço. Ao cair e ter que recomeçar, o pequeno também está se desenvolvimento.
- Pular corda
Uma das brincadeiras mais populares, Pular Corda ajuda a criança no senso de equilíbrio e na consciência corporal. A música também ajuda o pequeno a ter noção de ritmo, além da interação social.